IP no Portugal Railway Summit 2022
Foram divulgadas oportunidades de negócio internacionais, debateu-se a inovação e os desafios tecnológicos do setor, e ainda a interligação que a ferrovia tem de ter, cada vez mais, com os outros modos de transporte e com outros clusters da economia portuguesa.
A IP, que este ano assume a Presidência da Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, o Cluster da Ferrovia, esteve presente no Portugal Railway Summit 2022, que decorreu nos dias 16 e 17 de maio no Terminal de Cruzeiros de Leixões e que contou com a presença de mais de 200 pessoas.
Nestes dois dias, 43 oradores deram a conhecer relevantes matérias para o setor ferroviário, nomeadamente as políticas públicas em vigor, assim como os planos de investimento que as empresas públicas portuguesas têm em curso, tendo a IP, CP, Metropolitano de Lisboa e Metro do Porto oportunidade de os apresentar.
Foram ainda divulgadas oportunidades de negócio internacionais, debateu-se a inovação e os desafios tecnológicos do setor, e ainda a interligação que a ferrovia tem de ter, cada vez mais, com os outros modos de transporte, e com outros clusters da economia portuguesa.
A abertura do Portugal Railway Summit 2022 esteve a cargo de João Figueiredo, Gestor da Unidade de Inovação da IP e atual Presidente da Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, que na sua intervenção referiu o facto do país ir dispor de fundos comunitários que serão uma extraordinária oportunidade para Portugal reverter a atual situação em que o automóvel possui uma quota modal de 89% das deslocações nacionais e 86% do transporte das mercadorias acontecer por rodovia.
O Vice-Presidente da IP, Eng.º Carlos Fernandes, foi um dos oradores no Painel sobre Investimentos Nacionais, onde a empresa tem tido papel fundamental nos últimos anos, decorrente do Programa Ferrovia 2020, e que terá também futuramente, na concretização do investimento a realizar através do Programa Nacional de Investimento - PNI2030. Carlos Fernandes referiu que o PNI2030 prevê um investimento cinco vezes superior ao Ferrovia 2020, que permitirá ganhos de acessibilidade, decorrentes da alta velocidade, que se irão propagar a todo o território nacional.
Apresentação IP - Eng.º Carlos Fernandes
Ao longo dos dois dias de encontro foram realizados seis painéis, tendo o primeiro dia sido dedicado ao tema “Investimentos Nacionais e Internacionais” e às “Inovações e Desafios Tecnológicos”. No dia 17 de maio a “Intermodalidade” e o “Fórum de Clusters” dominaram os trabalhos, tendo ainda decorrido as pitching sessions e interação B2B.
Estes fóruns constituem encontros privilegiados para a criação de oportunidades de negócio e parcerias estratégicas focadas nos tópicos definidos pelo European Rail Research Advisory Council e pela Agenda Estratégica de Investigação e Inovação Ferroviária, “RAIL 2030 – Research and Innovation priorities”: Digitalização, Automação, Nova Mobilidade Soluções, Mobilidade Mais Verde e Sustentável. Ferrovia, a espinha dorsal da Mobilidade 2030.
Este encontro assumiu particular importância para a discussão de prioridades, novas perspetivas de inovação ferroviária, para o desenvolvimento do setor e toda a sua cadeia de valor, focando os planos de investimento que se avizinham e os desafios ecológicos a enfrentar.
No encerramento do Portugal Railway Summit 2022 foi anunciada a edição de 2023, que irá acontecer no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, a 07 e 08 de março.
Fonte: Infraestruturas de Portugal
CONTACTO
Rellena nuestro formulario de contacto y nuestro equipo se pondrá en contacto contigo para buscar la solución que necesitas